вторник, 29 мая 2018 г.

Sistema de rotulagem de comércio justo


O problema com café de comércio justo.
O café com certificação de comércio justo está crescendo na familiaridade e nas vendas dos consumidores, mas requisitos rigorosos de certificação estão resultando em vantagens econômicas desiguais para cafeicultores e café de menor qualidade para consumidores. Ao não resolver esses problemas, a confiança da indústria no café de Comércio Justo está escorregando.
Jesus Lopez Hernandez escolhe cerejas de café maduro em uma fazenda associada ao Cooperativo Las Brumas, perto de Matagala, na Nicarágua. (Foto de Janet Jarman / Corbis)
Peter Giuliano é, em muitos aspectos, o modelo de um advogado do café Fair Trade. Ele começou sua carreira como um humilde barista, subiu a escada e, em 1995, co-fundou o Counter Culture Coffee, uma empresa grossista de torrefação e educação do café em Durham, Carolina do Norte. Em seu papel como comprador de café verde, Giuliano desenvolveu-se perto relações de trabalho com os agricultores em todo o mundo do café, viajando extensivamente para a América Latina, Indonésia e África. Ele atua há mais de uma década na Specialty Coffee Association of America, a maior associação de comércio de café do mundo, e atualmente atua como seu presidente.
Giuliano originalmente adotou o modelo de certificação de comércio justo # 8212, que paga aos produtores um comércio justo acima do mercado # 8221; preço desde que atinjam padrões laborais, ambientais e de produção específicos, por isso ele acreditava que era a melhor maneira de capacitar os produtores e impulsionar o desenvolvimento sustentável de uma das maiores commodities do mundo. Hoje, Giuliano já não compra café com certificação Fair Trade para seus negócios. & # 8220; Eu acho que o comércio justo como um conceito é muito relevante, & # 8221; diz Giuliano. Mas eu acho que o modelo FLO certificado pela Fair Trade não é relevante e nunca mais foi, porque eles estavam fazendo algo diferente do que estavam vendendo para o consumidor. & # 8230; É exatamente por isso que deixei a TransFair [agora Fair Trade USA]. Eles estão vendendo uma coisa diferente do que eles estão produzindo. & # 8221;
Giuliano está entre um grupo crescente de produtores de café, torrefactores e importadores que acreditam que o café com certificação Fair Trade não está cumprindo sua principal promessa de reduzir a pobreza. Os varejistas explicam que nem o FLO & # 8212; o grupo de guarda-redes Fairtrade Labelling Organizations & # 8212; nem o Fair Trade USA, o padrão americano e o braço de certificação da FLO, possuem dados suficientes que demonstram impacto econômico positivo sobre os produtores. No entanto, ambas as organizações sem fins lucrativos afirmam que sua missão é usar uma abordagem baseada no mercado que habilite os agricultores a obter um preço justo para a colheita, ajuda os trabalhadores a criar condições de trabalho seguras, oferece um salário digno e garante o direito de organização . & # 8221; 1 (Neste artigo, o termo Café de Comércio Justo se refere ao café que foi certificado como "Comércio Justo" por FLO ou Comércio Justo nos EUA, o termo Comércio Justo se refere ao modelo de certificação da FLO e do Comércio Justo nos Estados Unidos , e o termo comércio justo refere-se ao movimento para melhorar a vida dos produtores e outros produtores através do comércio.)
As regras da FLO abrangem os artesãos e os agricultores que produzem não apenas o café, mas também uma variedade de produtos, incluindo chá, cacau, bananas, açúcar, mel, arroz, flores, algodão e até bolas esportivas. O seu processo de certificação exige que as organizações produtoras cumpram um conjunto de padrões mínimos "desenvolvidos para apoiar o desenvolvimento sustentável de pequenos produtores e trabalhadores agrícolas nos países mais pobres do mundo." # 8221; 2 Essas normas & # 8212; 31 páginas de padrões gerais e específicos do produto, tamanho detalhado dos agricultores, processos eleitorais e organização democrática, transparência contratual e relatórios e padrões ambientais, para citar apenas alguns. As organizações de apoio, como a Fair Trade USA, em Oakland, Califórnia, asseguram que o produto seja devidamente manipulado, rotulado e comercializado no país consumidor.
Como muitos movimentos econômicos e políticos, surgiu o movimento de comércio justo para enfrentar o fracasso percebido do mercado e remediar importantes questões sociais. Como o próprio nome indica, o Comércio Justo buscou não só proteger os agricultores, mas também corrigir o legado do sistema mercantilista colonial e o tipo de capitalismo de camaradas, onde as grandes empresas obtêm privilégios especiais dos governos locais, impedindo as pequenas empresas de competir e florescer. Para o seu crédito, a Fair Trade USA desempenhou um papel importante ao fazer com que os consumidores americanos prestem mais atenção à situação econômica dos pobres cafeicultores. Embora o café Fair Trade ainda represente apenas uma pequena fração das vendas globais de café, o mercado de café Fair Trade cresceu acentuadamente na última década e as compras de café Fair Trade ajudaram a melhorar a vida de muitos pequenos produtores.
Apesar destas realizações, o sistema pelo qual a Fair Trade USA espera alcançar os seus fins é seriamente falho, limitando tanto o seu potencial de mercado como os benefícios que proporciona aos produtores e aos trabalhadores. Entre as preocupações, os prémios pagos pelos consumidores não são diretos aos agricultores, a qualidade do café Fair Trade é desigual e o modelo está tecnicamente desatualizado. Este artigo examinará por que, nos últimos 20 anos, o café do Comércio Justo evoluiu de um movimento de justiça econômica e social para um modelo de marketing para o consumismo ético e # 8212, e por que o modelo persiste independentemente de suas limitações.
As Origens do Comércio Justo.
A ideia do comércio justo tem existido desde que as pessoas começaram a trocar mercadorias entre si. A história do comércio mostrou, no entanto, que o intercâmbio nem sempre foi justo. O sistema mercantil que dominou a Europa Ocidental do século XVI até o final do século 18 foi um sistema nacionalista destinado a enriquecer o estado. Empresas, como a Companhia Holandesa das Índias Orientais, que operam em benefício da pátria em & # 8220; as colônias, & # 8221; foram oferecidos privilégios de monopólio e protegidos contra a concorrência local por tarifas. Nessas circunstâncias, o comércio era tudo menos justo. Os trabalhadores locais muitas vezes foram obrigados por força, escravidão ou servidão contratada, a trabalhar longas horas em condições terríveis. Nas décadas de 1940 e 1950, organizações não-governamentais e religiosas, como Ten Thous Villages e SERRV International, tentaram criar cadeias de suprimentos que fossem justas para produtores, principalmente criadores de artesanato. Na década de 1960, o movimento de comércio justo começou a tomar forma, juntamente com a crítica de que os países industrializados e as corporações multinacionais usavam seu poder para um maior enriquecimento em detrimento dos condados e produtores mais pobres, particularmente de produtos agrícolas como o café.
A adição a esses desequilíbrios econômicos percebidos é a natureza cíclica do negócio do café. Como um produto agrícola que é sensível às condições de crescimento e às flutuações de temperatura, o café está sujeito a ciclos exagerados de boom-busto. Os booms ocorrem quando o rendimento da fazenda é baixo, causando aumentos de preços devido à oferta limitada; os ciclos de busto ocorrem quando há uma colheita abundante, causando declínios de preços devido à grande oferta. A estabilização de preços é um objetivo comumente procurado por países menos desenvolvidos através de acordos de commodities. Assim, o International Commodity Agreement (ICA) evoluiu como um meio para estabilizar as flutuações crônicas dos preços e a instabilidade endêmica da indústria do café. O primeiro desses acordos surgiu na década de 1940 para proporcionar estabilidade durante a guerra, quando os mercados europeus não estavam disponíveis para os produtores latino-americanos.
Após a guerra, um boom na demanda do café tornou a renovação do acordo desnecessária. Mas, no final da década de 1950, os ciclos baixos ameaçaram as economias mais uma vez. O ICA essencialmente foi pouco mais do que um acordo de cartel entre os países membros (produtores de café) para restringir a produção durante os períodos de busto para manter preços mais altos, armazenando os feijões excedentes para vender mais tarde, quando a produção era baixa. Como o governo dos EUA estava preocupado com a disseminação do comunismo na América Latina, apoiou o cartel impondo restrições à importação. Em 1989, no entanto, com a queda do Muro de Berlim e a diminuição da influência comunista, os Estados Unidos perderam interesse em apoiar o acordo e retiraram-se. Sem a aplicação dos Estados Unidos, o cartel caiu presa de trapaça desenfreada por parte de seus membros e eventualmente se dissolveu. Tentativas já foram feitas para ressuscitar o cartel # 8212, mas, embora exista em nome, permanece em grande parte ineficaz.
Reconhecendo as terríveis circunstâncias enfrentadas pelos agricultores no final da década de 1980, quando o preço do café mais uma vez mergulhou, os ativistas de comércio justo formularam um sistema pelo qual os agricultores poderiam obter acesso a mercados internacionais e recompensar razoavelmente por seu trabalho. Em 1988, uma coalizão desses ativistas da justiça econômica criou a primeira iniciativa de certificação de comércio justo na Holanda, chamada Max Havelaar, depois de um personagem holandês de ficção que se opôs à exploração de cafeicultores pelos colonialistas holandeses nas Índias Orientais. A organização criou um rótulo para produtos que atendiam a certos padrões salariais. Outras organizações similares surgiram na Europa, eventualmente se fundindo em 1997 para criar a FLO, com sede em Bonn, na Alemanha, que hoje estabelece os padrões de certificação de Comércio Justo e serve para inspecionar e certificar as organizações de produtores.
Por que nos preocupamos com o café bem negociado? Uma das razões é a importância do café para as economias dos países em que a cultura é cultivada. O café é a segunda mercadoria mais valiosa exportada dos países em desenvolvimento, sendo o petróleo o primeiro. Para muitos dos países menos desenvolvidos do mundo, como Honduras, Etiópia e Guatemala, as exportações de café representam uma enorme parcela dos ganhos de exportação, compreendendo em alguns casos mais de 50% dos ganhos cambiais. 3 Além disso, muitos cafeicultores são pequenos e seus negócios são financeiramente marginais.
Embora alguns dos países mais pobres do mundo produza café, a preponderância dessa produção é consumida pelos cidadãos dos países mais ricos do mundo. Os Estados Unidos são o maior país consumidor do mundo, comprando mais de 22% das importações mundiais de café; Os países combinados da União Européia importam cerca de 67%, 4 com outros países importando os 10% restantes. De acordo com o Specialty Coffee Retailer, um site de recursos da indústria, o café especializado em 2010 representou US $ 13,65 bilhões em vendas, um terço da indústria de café de US $ 40 bilhões. A Specialty Coffee Association of America informa que cerca de 23 milhões de pessoas nos Estados Unidos bebem café especializado ou gourmet diariamente. O café de Comércio Justo, que cresceu de forma constante de 76.059 libras em 1998 para 109.795.363 libras em 2009, 5 constitui apenas cerca de 4% desse mercado de US $ 14 bilhões.
A principal maneira pela qual a FLO ea Fair Trade USA tentam aliviar a pobreza e estimular o desenvolvimento econômico entre os cafeicultores é um mecanismo denominado piso de preços, um limite de quanto um preço pode ser cobrado por um produto. A partir de março de 2011, a FLO fixou um preço de US $ 1,40 por quilo de grãos de café verde. A FLO também indexa esse piso para o preço do New York Coffee Exchange, de modo que, quando os preços sobem acima de US $ 1,40 por libra por commodity, ou não especializado, o café, o preço do Comércio Justo é sempre pelo menos 20 centavos por libra maior do que o preço de Café com commodities.
O café de mercadoria é dividido em notas, mas dentro de cada grau o café é padronizado. Isso significa que os feijões de um lote são considerados idênticos aos de qualquer outro lote. É um produto padronizado. O café especializado, por outro lado, é vendido por causa de suas características distintivas de sabor. Porque os cafés especiais são de maior grau, eles exigem preços mais altos. O café de comércio justo pode vir em qualquer grau de qualidade, mas o café é considerado parte do mercado de café especializado por causa de seus requisitos especiais de produção e estrutura de preços. São esses requisitos e estrutura de preços que criam um problema de qualidade para o café Fair Trade.
Para entender como o problema surge, é preciso entender que a baixa demanda do consumidor pelo café do Comércio Justo significa que nem todo o café de um agricultor particular, que será de qualidade variável, pode ser vendido no preço do Comércio Justo. O resto deve ser vendido no mercado a qualquer preço que a qualidade do café suporte.
Um exemplo simples ilustra esse ponto. Um agricultor tem dois sacos de café para vender e há um comprador de Comércio Justo por apenas um saco. O agricultor sabe que a bolsa A valeria US $ 1,70 por libra no mercado aberto porque a qualidade é alta e a bolsa B valeria apenas US $ 1,20 porque a qualidade é menor. O que ele deveria vender como café Fair Trade pelo preço garantido de US $ 1,40? Se ele vende o saco A como Comércio Justo, ele ganha US $ 1,40 (o preço do Comércio Justo) e vende o saco B por US $ 1,20 (o preço do mercado), equivalente a US $ 2,60. Se ele vende o saco B como café de Comércio Justo, ele ganha US $ 1,40 e vende o saco A no preço de mercado por US $ 1,70, ele ganha um total de US $ 3,10. Para maximizar sua renda, portanto, ele escolherá vender seu café de qualidade inferior como café de Comércio Justo. Além disso, se o fazendeiro sabe que seus feijões de qualidade inferior podem ser vendidos em US $ 1,40 por libra (desde que haja demanda), ele pode decidir aumentar sua renda reatribuindo seus recursos para aumentar a qualidade de alguns feijões sobre outros. Por exemplo, ele pode parar de fertilizar um grupo de plantas e se concentrar em melhorar a qualidade dos outros. Assim, as chances aumentam que o café Fair Trade seja consistentemente menor qualidade. Esse problema é acentuado quando o preço do café sobe para os máximos de 30 anos, como já aconteceu recentemente.
Uma das características únicas do modelo FLO e Fair Trade USA é que apenas certos tipos de produtores podem se qualificar para a certificação e, em especial, pequenos produtores que não dependem de mão-de-obra contratada permanente e pertencem a cooperativas democraticamente administradas. Isso significa que fazendeiros de propriedade privada e empresas multinacionais como Kraft ou Nestl & # 233; que crescem, o seu próprio café não pode ser certificado como café de Comércio Justo, mesmo que eles paguem bons produtores, ajudem a criar produtos ecológicos e orgânicos sustentáveis ​​e criem escolas e clínicas médicas para comunidades de produtores.
Embora o requisito cooperativo possa parecer incomum, segue-se logicamente da experiência de Paul Rice, fundador e presidente da Fair Trade USA. Arice passou a maior parte do início da década de 1980 trabalhando com fazendeiros cooperativos na América Latina, estudando e implementando programas de treinamento para organizações de pequenos agricultores em nome do Ministério da Reforma Agrária da Nicarágua sob a administração sandinista. Em 1990, ele se tornou o primeiro CEO da prodecoop, uma cooperativa orgânica de comércio justo que representa quase 3.000 pequenos cafeicultores no norte da Nicarágua. Em 1998, ele fundou Fair Trade USA. A Rice vê as cooperativas como a chave para o empoderamento do cafeicultor independente, fornecendo um tipo de poder de negociação coletivo que permite que os líderes cooperativos negociem preços para os membros individuais.
A adesão a uma cooperativa é uma exigência dos regulamentos de Comércio Justo. Outro elemento central é o prémio "o subsídio (agora 20 centavos por libra) pago pelos compradores para garantir a sustentabilidade econômica e ambiental. Os prémios são retidos pela cooperativa e não passam diretamente aos agricultores. Em vez disso, os agricultores votaram em como o prêmio deve ser gasto para uso coletivo. Eles podem decidir usá-lo para atualizar o equipamento de moagem de uma cooperativa, melhorar a irrigação ou fornecer algum benefício comunitário, como instalações médicas ou educacionais.
Fair Trade USA é uma organização sem fins lucrativos, mas excepcionalmente sustentável. Obtém a maior parte das suas receitas com as taxas de serviço dos varejistas. Por cada quilo de café de Comércio Justo vendido nos Estados Unidos, os varejistas devem pagar 10 centavos para o Fair Trade USA. Que 10 centavos ajudam a organização a promover sua marca, o que levou alguns no negócio do café a dizer que a Fair Trade USA é principalmente uma organização de marketing. Em 2009, a organização sem fins lucrativos tinha um orçamento de US $ 10 milhões, dos quais 70% eram financiados por taxas. Os restantes 30% vieram de contribuições filantrópicas, principalmente de bolsas de fundação e doadores privados.
As pessoas da indústria do café têm dificuldade em criticar a FLO e o Comércio Justo dos EUA, por sua missão de capacitar agricultores familiares e trabalhadores em todo o mundo, enquanto enriquecem a vida daqueles que estão lutando na pobreza # 8221; e criar condições mais amplas para o desenvolvimento sustentável, a equidade e a responsabilidade ambiental. 6 & # 8220; I & # 8217; m hook, line e sinker para a missão Fair Trade, & # 8221; diz Shirin Moayyad, diretor de compras de café para Peet & # 8217; s Coffee & amp; Tea Inc. & # 8220; Quando eu li [a declaração], pensei, não há nada com quem eu discordo aqui. Tudo aqui em que acredito. & # 8221; No entanto, Moayyad tem preocupações sobre a eficácia do modelo, principalmente porque ela não vê FLO fazer progressos em direção a esses objetivos.
Whole Foods Market rejeitou inicialmente o modelo de Comércio Justo. A cadeia de supermercados apenas recentemente começou a comprar café Fair Trade, através do seu café de marca particular, Allegro, em resposta à demanda de seus consumidores. Jeff Teter, presidente da Allegro Coffee, um negócio de café especializado iniciado em 1985 e vendido a Whole Foods em 1997, disse que sua principal preocupação tem sido a qualidade do café Fair Trade. & # 8220; Para obter café de excelente qualidade, você paga o preço de mercado. Agora, em nossa instância, é muito mais do que os preços do piso do Comércio Justo, & # 8221; ele diz. Quanto à justiça social para cafeicultores, Teter responde: "Nós estávamos vivendo o modelo pelo menos 10 anos antes de Paul Rice e TransFair terem começado aqui na América. & # 8230; Paul Rice e seu grupo fizeram um trabalho incrível convencer um pequeno grupo de consumidores vocais e ativos na América a desconfiar de quem não for # 8217; t FT. & # 8221; Arroz não concorda, discutindo, & # 8220; Comércio Justo é o único programa de certificação hoje que garante e prova que os agricultores estão ganhando mais dinheiro. & # 8221;
Um modelo imperfeito.
Meu campo e pesquisa analítica descobriram que existem limitações distintas ao modelo de Comércio Justo. 7 Talvez o desafio mais grave seja o preço extraordinariamente alto do café. & # 8220; O mercado hoje é cinco vezes maior que quando a FLO entrou nos Estados Unidos. O market & # 8217; s em US $ 2,50 (por libra para café com commodities) hoje contra os 40 centavos ou 50 centavos (por libra) foi em 2001, & # 8221; diz Dennis Macray, ex-diretor de sustentabilidade global da Starbucks Coffee Co. Esta mudança de preço atenua os agricultores # 8217; desejam vender seu café de alta qualidade ao preço Fair Trade. Muitas cooperativas, de acordo com a Macray, optam por inadimplência nos contratos de Comércio Justo, para que possam fazer melhor para seus sócios vendendo no mercado aberto. Macray, que agora é um consultor independente de sustentabilidade com clientes como o Bill & amp; Melinda Gates Foundation, diz que o problema padrão é seriamente agravado pelas percepções de qualidade. Alguns torradores expressam preocupação de que a qualidade do café Fair Trade não esteja nos mesmos níveis elevados que outros tipos de café especial vendido ao lado dele. & # 8220; Para algumas cooperativas, o preço do comércio justo tornou-se o teto, e não o piso. & # 8230; Muitos compradores de Comércio Justo não vêem uma razão pela qual eles deveriam pagar mais do que o preço de comércio justo pelo valor que é Comércio Justo, & # 8221; explica Macray.
No passado, os cafeicultores eram freqüentemente isolados em regiões remotas e tinham pouco acesso a informações de mercado sobre o valor de seus produtos. Compradores inescrupulosos podem oferecer apenas preços muito baixos, aproveitando os agricultores & # 8217; falta de informação. Hoje, no entanto, os produtores têm acesso às flutuações dos preços do café em seus telefones celulares e, em muitos casos, têm uma compreensão mais clara de como negociar com distribuidores estrangeiros para obter o melhor preço por libra. Além disso, a crescente demanda de café de alta qualidade levou a um tremendo aumento no número de compradores que viajam para regiões mais remotas para garantir o fornecimento que eles exigem.
Outra falha importante é a incapacidade de FLO & # 8217; alterar as circunstâncias dos mais pobres dos pobres na comunidade de cafeicultura. Embora a FLO dite certas normas mínimas do trabalho, como pagar o salário mínimo dos trabalhadores e proibir o trabalho infantil, o principal foco e beneficiário é o pequeno agricultor, que, por sua vez, é definido como um pequeno proprietário. O segmento mais pobre da comunidade agrícola, no entanto, é o trabalhador migrante que não tem os recursos para possuir terras e, portanto, não pode fazer parte de uma cooperativa. Na Costa Rica, por exemplo, a maioria das pequenas fazendas, inclusive aquelas que vendem café do Comércio Justo, empregam trabalhadores migrantes para a colheita, particularmente da Nicarágua e do Panamá. A Rice acredita que, porque os rendimentos são tão baixos em uma pequena fazenda e é basicamente familiar, a questão do trabalho migrante não é tão relevante. & # 8221; Mas, ao mesmo tempo, ele admite que os benefícios do Comércio Justo não chegam aos trabalhadores migrantes; ele diz que quer expandir o modelo para servir essa população.
Rice nunca vacilou em sua opinião de que o objetivo central de Fair Trade é "aliviar a pobreza" e # 8221; e ele é inflexível que o modelo da organização é tão relevante como era há 20 anos. Mas durante esse tempo, muitas das disposições da FLO & # 8217; se tornaram duplicações de regulamentos já existentes nos países latino-americanos, tais como requisitos de salário mínimo, financiamento de crédito e termos contratuais. & # 8220; Eu simplesmente não penso que os benefícios estão escorrendo, & # 8221; diz Philip Sansone, presidente e diretor executivo da Whole Planet Foundation (o braço filantrópico de Whole Foods). O arroz não concorda e defende seu modelo. Os pequenos detentores da América Latina não teriam como sair da pobreza, e # 8221; ele diz. Os agricultores de um acre estão sozinhos, praticamente sempre serão vítimas de forças de mercado mais fortes, sejam eles intermediários ou mutuários. Naqueles tamanhos e rendimentos das unidades agrícolas, ninguém é viável no mercado global se estiverem sozinhos. # 8221;
Outro desafio para a FLO é a questão da transparência nas negociações comerciais. Os regulamentos da FLO exigem uma grande quantidade de manutenção de registros, para garantir que os agricultores individuais tenham acesso a todas as informações relativas às práticas de vendas e agricultura da cooperativa, permitindo-lhes tomar decisões comerciais e agrícolas mais informadas. Mas essa manutenção de registros provou ser um obstáculo em alguns casos. Além de consumir tempo, também aumentou barreiras de linguagem e literacia. Os formulários de certificação, por exemplo, apenas recentemente foram disponibilizados em espanhol. & # 8220; Eles querem que um registro seja mantido de todas as atividades diárias, com datas e nomes, produtos, etc. Querem que tudo tenha sido acompanhado. Os pequenos produtores, por outro lado, dificilmente podem escrever seu próprio nome, # 8221; 8 disse que Jesus Gonzales, agricultor da Cooperativa Tajumuco na Guatemala. Os registros mantidos pelas cooperativas mostraram que os prémios pagos pelo café do Comércio Justo são frequentemente utilizados não para escolas ou agricultura orgânica, mas para construir facilidades mais agradáveis ​​para as cooperativas ou para pagar pessoal extra do escritório. Gerardo Alberto de Leon, gerente da Fedecocagua, a maior cooperativa da Guatemala que vende café de Comércio Justo, me contou durante minha pesquisa de campo de 2006, # 8220; O prémio que usamos aqui [na cooperativa] & # 8212: você viu o nosso laboratório de café , é muito profissional. & # 8221;
Embora o laboratório cooperativo possa melhorar a qualidade, as vendas ou a ajuda na educação dos membros, não é necessariamente que os consumidores que compram café do Comércio Justo pensam que seu dinheiro está indo. Macray diz que consumidores de café querem saber que os prémios extras estão sendo usados ​​para serviços sociais. Muitos licenciados começaram a questionar se os prémios estavam sendo usados ​​para o bem social: escolas, educação, saúde, nutrição e assim por diante, & # 8221; ele diz. & # 8220; Tornou-se difícil contar a história de onde esse prémio estava indo. Então, na sua loja de varejo, você quer dizer aos seus clientes, sim, como fornecemos todo este financiamento extra para essas cooperativas e isso fez essas diferenças. & # 8221;
A FLO também oferece incentivos para que alguns agricultores permaneçam no negócio do café, embora o mercado indique que eles não serão bem-sucedidos. Se o custo de produção de um cafeicultor é maior do que ele pode obter para seu produto, ele ficará fora do negócio. Ao oferecer um preço mais elevado, o Comércio Justo o mantém em um negócio para o qual sua terra pode não ser adequada. Existem áreas em toda a América Latina e África, onde o clima e as condições de crescimento simplesmente não são propícios ao cultivo do café. O Comércio Justo se dirige a organizações e regiões onde há um grau de marginalidade, & # 8221; explica Eliecer Ure & # 241; um Prado, decano da Escola de Economia Agrícola da Universidade da Costa Rica. & # 8220; estamos falando sobre climas desfavoráveis ​​[para produção de café]. & # 8230; Regiões que não são competitivas. & # 8221;
O Futuro do Comércio Justo Café.
O modelo FLO mudou pouco desde a sua criação. Embora o preço do Comércio Justo e o preço do café tenham sido ajustados ao longo do tempo, as regras e os regulamentos permaneceram bastante estáticos. O legado principal do Comércio Justo pode ser uma maior conscientização do consumidor entre os bebedores de café. & # 8220; Geramos consciência para criar demanda no mercado, & # 8221; explica Stacy Wagner, gerente de relações públicas da Fair Trade, EUA. E eles tiveram um enorme sucesso fazendo isso. Hoje, de acordo com Wagner, 50 por cento dos agregados familiares americanos estão cientes do café Fair Trade, subindo de apenas 9 por cento em 2005.
Representantes da Starbucks, Peet & # 8217; s e Green Mountain Coffee Roasters (que possui marcas como Caribou Coffee, Tully & # 8217; s e Newman & # 8217; s Own) relatam um empurrão dos consumidores para maior transparência do contrato e práticas empresariais socialmente responsáveis. É raro encontrar um torrador de café ou varejista nos dias de hoje que não aborda questões sociais de alguma forma. Alguns fazem isso oferecendo café Fair Trade. Outros, no entanto, buscaram outras soluções, tais como a adoção de outras certificações ou o desenvolvimento de seus próprios programas. & # 8220; Uma série de importadores e exportadores do negócio do café estão dizendo que podemos obter mais dinheiro nos bolsos dos agricultores através do comércio direto do que se usarmos o modelo FLO, & # 8221; diz Macray.
Exemplos de empresas que cresceram para atender às demandas dos consumidores incluem Starbucks, Peet & # 8217; s e Whole Foods & # 8217; Café Allegro. Embora a Starbucks ofereça café Fair Trade como uma das várias opções, eles também colocaram um C. A.F. E. Prática & # 8212; um programa que define orientações empresariais socialmente responsáveis ​​para seus compradores. Muitos produtores de café tomaram nota deste modelo e tornaram suas práticas mais sustentáveis ​​para atrair a atenção da Starbucks & # 8217; compradores. Da mesma forma, a Peet & # 8217; s compra muito café da TechnoServe, uma organização que trabalha para melhorar as práticas comerciais dos agricultores nos países em desenvolvimento. & # 8220; Uma das objeções ao comércio justo pode ser que o termo & # 8216; cooperativo & # 8217; não é equivalente a & # 8216; fazendeiro, & # 8217; & # 8221; diz Moayyad. & # 8220; Apenas porque um certo preço é garantido para a cooperativa, realmente não significa que o fazendeiro está recebendo. & # 8221;
Com o TechnoServe, os agricultores obtêm uma porcentagem muito maior do produto # 8212, até 60% a mais de acordo com Moayyad, embora o foco deles seja o desenvolvimento de empreendedores, construção de empresas e indústrias e melhoria do ambiente de negócios. & # 8221; O modelo 9 TechnoServe & # 8217; foca em produção de qualidade e gerenciamento de fazenda. & # 8220; Não é uma instituição de caridade, & # 8221; diz Jim Reynolds, mestre emérito assado da Peet & # 8217; s, que tem mais de 30 anos de experiência de compra. As habilidades de construção e a melhor organização de negócios, para que eles possam administrar suas próprias cooperativas de forma mais eficiente e ganhar preços melhores ao encontrar bons compradores. # 8221; A Teter também segue esse tipo de investimento corporativo socialmente responsável. A Allegro paga bem acima do preço do Comércio Justo para obter os cafés de qualidade que seus clientes desejam. Além disso, 5% dos lucros da Allegro são de caridade e 85% são gastos em produtores # 8217; comunidades.
& # 8220; O modelo para café sustentável que foi popular há cinco anos mudou um pouco, & # 8221; diz Macray. & # 8220; Cinco anos atrás, era uma prática comum apenas sair e comprar cafés certificados e verificar a caixa; e hoje é sobre a integração da sustentabilidade e transparência na sua cadeia de suprimentos. As empresas estão fazendo dela uma maneira básica de fazer negócios. # 8221;
Para mais informações sobre Comércio Justo:
5 Almanaque TransFair USA 2009, p.10.
7 Colleen Haight, "É Comércio Justo na Feira de Produção de Café e Útil? Evidências da Costa Rica e da Guatemala e Implicações para a Política", Série de Políticas Mercatus, Comentário 11, junho de 2007.
8 Jesus Gonzales da Cooperativa Tajumuco, Guatemala, citado no Un Mundo de Certificação, um vídeo produzido para as reuniões da Associação de Café da Especialidade de 2005 em Seattle.
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Fair Trade Labeling Makes its Way onto U. S. Products.
Until recently, the Fair Trade label was only seen on products from farms outside the United States. That all changed when Wholesum Harvest, a family-owned farm located in Nogales, Arizona, was certified by Fair Trade USA.
Fair Trade certification is available for products ranging from clothing to seafood, and everything in between, according to an NPR story, Not Just For Foreign Foods: Fair-Trade Label Comes To U. S. Farms.
When this certification was first established, it was used only on things produced outside the U. S., because “’the feeling was that workers and farmers in the states didn’t need it,’” says Paul Rice, president of Fair Trade USA. But that sentiment is changing. Officials at Fair Trade USA expect another dozen American farms to become certified in the next year. This certification means the producer meets over “300 standards detailing working conditions and environmental protection,” NPR reports.
The increase in Fair Trade certification of domestic products may increase the awareness and demand for Fair Trade products. As there is more awareness of the standards behind the Fair Trade label, there may be an increase in the desire for farmers to put in the work to comply with the standards.
These 300-plus standards could be categorized as better working conditions, better pay, and worker empowerment. Many of the workers responsible for producing the food that gets consumed are undocumented immigrants. Increased immigration enforcement may make it harder for farmers to get the workers they need. Improving working conditions and having better pay could entice Americans to do the jobs that have otherwise been viewed as low paying and having difficult working conditions.
When sustainability is discussed, the environmental aspect receives the strongest focus, while the social and economic aspects are often overlooked. As a result of being the first U. S. farm to be Fair Trade certified by Fair Trade USA, Wholesum Harvest has reinvested the money they received and has taken steps to better their community and the environment.
Steps toward bettering the environment include conserving areas for an endangered cactus species, as well as switching to carbon-zero pallets. Social sustainability can be improved by creating better working conditions, educating the workers on their rights, and supporting the local community. The workers decided to purchase a school bus to get their kids to school, build a soccer field, and start a tortilla factory that sells the products at cost.
When the local business is able to support the local community and local economy, they help to increase the health of rural communities and allows these communities to thrive.
Challenges to Certification.
One of the main challenges with the Fair Trade certification is the time component. According to NPR, it took Wholesum Harvest four months to complete the necessary inspections and certification process. Farmers already have a long list of tasks that they need to complete. Many farmers are not likely to have the time available to spend on going through the certification process.
When considering whether to undergo the Fair Trade certification, the farmers should consider if the result will be worth their time. They need to consider if they are going to maximize their profit, stay true to their mission, and possibly access a niche market by having their product have the Fair Trade label.
The Fair Trade certification may only be feasible for select products. It may not be feasible for smaller farmers or large grain farms to go through the certification, while it would be more feasible for large fruit and vegetable farms to get certified.
Based on the increase in growth of sales of bananas, cocoa, and coffee in 2015, there is the potential for American farmers to see an increase in sales with the use of the Fair Trade label. Cocoa saw a growth of 27 percent of sales in 2015, and bananas and coffee were both over 10 percent.
The topic of Fair Trade is present in Vermont, as demonstrated by the Milk with Dignity Campaign through Migrant Justice. There has been a fair amount of pushback against Ben & Jerry’s because of their relation to this campaign.
As demonstrated by the Penny per Pound tomato campaign in Florida, a slight increase in money going to the farm workers can make a difference. There does not seem to be as much advocacy for the farmer themselves, however. If the farmers are not getting paid enough for their product, they are not going to be able to pay their workers as much. Dignity is for all people responsible for producing food, not just the workers.
-Sharon Palmer is a student at UVM. She wrote this post on for Florence Becot’s Comparative Food Production class (FS 196).
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UVM Food Systems Resources.
Our Contributors.
Dean, Continuing and Distance Education.
FoodFeed Editor, Freelance Writer, and Public Relations/ Communications Consultant.

Fair trade labeling system


A Fairtrade International foi historicamente a primeira organização que criou um sistema de garantia, que se aplica principalmente aos produtos agrícolas. Eles desenvolveram a marca "Fairtrade", reconhecível pelo seu conhecido logotipo verde e azul.
Ao garantir um preço mínimo e um pagamento premium, que os produtores investem em seus negócios e comunidades, o sistema Fairtrade tem como objetivo dar aos produtores nos países em desenvolvimento a oportunidade de melhorar suas vidas e planejar seu futuro.
Qualquer organização ou entidade que deseje exibir a marca Fairtrade em seus produtos precisa cumprir um conjunto de padrões estabelecidos pela Fairtrade International. Esses padrões dependem de uma série de considerações sociais, econômicas e ambientais.
Fairtrade International e Fair Trade Lebanon estão trabalhando em parceria desde 2012. Através desta parceria, os agricultores libaneses estão sendo certificados Fairtrade. Existem agora vários produtos certificados Fairtrade no mercado, vinho, azeite, orégano, lentilhas, gergelim, grão de bico e pimenta.
A FLOCERT, organização de rotulagem Fairtrade, conduz o processo de auditoria. É possível certificar a maioria dos elementos de uma cadeia de suprimentos, desde a agricultura ou produção de matérias-primas, às vezes até a embalagem final. Após a certificação inicial, a FLOCERT realiza exames regulares para garantir que os Padrões de Comércio Justo continuem a ser cumpridos.
Ganhar a certificação Fairtrade significa que:
• Você se preocupa com boas condições de trabalho, preços justos e meio ambiente.
• Você ajuda a criar novos níveis de abertura e transparência em toda a cadeia de suprimentos.
Você incentiva a justiça nas operações do dia-a-dia.
SISTEMA DE GARANTIA WFTO.
A Organização Mundial do Comércio Justo (WFTO) é uma rede global de organizações que representam a cadeia de abastecimento do Comércio Justo: produtores, comerciantes, exportadores, importadores, atacadistas e varejistas que demonstram compromisso de 100% para o Comércio Justo e aplicam os 10 Princípios do Comércio Justo da WFTO sua cadeia de suprimentos. Os trabalhos e realizações de seus membros fazem do WFTO uma autoridade global em Comércio Justo e um guardião de valores e princípios de Comércio Justo.
A WFTO tem mais de 370 organizações membros e 40 associados individuais de mais de 70 países espalhados por cinco continentes. Como uma rede global, a WFTO é apoiada por cinco agências regionais através de seus respectivos escritórios. O escritório em Culemborg, Holanda, coordena as atividades da WFTO em todo o mundo. Fair Trade Lebanon é membro do conselho da WFTO Africa Middle East desde 2010.
O Sistema de Garantia da Organização Mundial de Comércio Justo (WFTO-GS) é desenvolvido por um grupo de especialistas na área de monitoramento e verificação do Comércio Justo.
Os principais princípios do desenvolvimento da GS são credibilidade, sustentabilidade e robustez. Para alcançar esses três critérios, a GS possui cinco componentes principais: Novo Procedimento de Admissão de Membros, Relatório de Auto-Avaliação, Auditoria de Monitoramento, Visita de Peer e Relógio de Responsabilidade de Comércio Justo (FTAW). O FTAW é um mecanismo de monitoramento participativo que permite ao público relatar problemas de conformidade em relação às Organizações de Comércio Justo.
O GS é um mecanismo de garantia que os princípios do Comércio Justo são implementados na cadeia de suprimentos e práticas da organização. Os membros que adotaram o processo da GS alcançaram o status de 'Organização de Comércio Justo Garantizado' e podem usar o Rótulo WFTO em seus produtos.
Os produtos que transportam o rótulo WFTO são fabricados e comercializados por Organizações de Comércio Justo Garantidas, dedicadas à economia de Comércio Justo sustentável. Toda compra de produtos com o WFTO Label é compatível com pequenos produtores e suas comunidades.
Sistema de Garantia TEQ.
Diante do crescente número de sistemas de certificação e garantia que estão se desenvolvendo nos mercados internacionais e sua crescente complexidade, o Fair Trade Lebanon criou um sistema de garantia adaptado ao mercado libanês. O sistema de garantia TEQ (Transparência, Ética, Qualidade) é uma síntese de vários padrões, desenvolvidos em uma versão mais acessível para pequenos produtores libaneses. Aplica-se principalmente a produtos alimentares locais de origem agrícola. O sistema é oferecido a produtores individuais ou grupos de produtores (cooperativas ou empresas familiares) em áreas rurais marginalizadas. Para aqueles que visam os mercados de exportação, a garantia TEQ é um primeiro passo para acessar as certificações exigidas pelos importadores de comércio justo e facilita seus procedimentos e requisitos administrativos.
O sistema de garantia TEQ visa consolidar a rede comercial do Fair Trade Lebanon através de um logotipo local unificado e reforçar a credibilidade dos produtos comerciais justos no mercado libanês, promovendo o respeito pelos direitos humanos, a integridade dos trabalhadores e o meio ambiente.
Os padrões TEQ atendem a diferentes tipos de critérios: social, econômico e ambiental; contando com os três pilares da Transparência, Ética e Qualidade.
- Compromisso com a comunicação: a estrutura coopera bem com a FTL e os inspetores. Os inspectores devem ter acesso a documentos de conta, lista de produtores, beneficiários e atividades.
- A estrutura tem suas principais regras democráticas, está aberta a todas as pessoas e incentiva o trabalho das mulheres. As empresas de médio a grande são capazes de criar organizações sustentáveis ​​fortes com assembléia geral anual.
- Respeito às condições de trabalho e de trabalho dignas dos trabalhadores; É fundamental respeitar os direitos dos trabalhadores e dos direitos humanos. Todas as pessoas que participam do trabalho são igualmente tratadas, independentemente da sua nacionalidade, religião e status social. As condições de trabalho são decentes e não impõem nenhum perigo à saúde pessoal e à segurança. Uma atenção especial é dada ao trabalho de menores em condições de trabalho rigorosas.
- Bom impacto social e ambiental: a estrutura é um centro econômico para a comunidade; Ele oferece negócios para a comunidade local. Promove os princípios do Comércio Justo. As atividades de trabalho não põem em perigo o meio ambiente e não há uso de culturas de organismos geneticamente modificados (OGM).
- O produto é seguro para consumo humano. A higiene pessoal e a limpeza da estrutura são essenciais para a obtenção do atestado de conformidade TEQ. Existe um controle constante sobre a higiene na preparação de alimentos e um controle constante sobre a corrente de frio (refrigeração). A amostragem de alimentos é feita e analisada por contaminação bacteriana, química e física em conformidade com os padrões dos mercados locais e de exportação.
- O produto é de alta qualidade, a estrutura funciona com receitas de produtos definidas, que são aplicadas e constantemente controladas (PH, Temperatura ...).
Descubra o que pode ser TEQ Garantido e o procedimento para se candidatar ao atestado TEQ Conformity.

Fairtrade Organizations.
Your local Fairtrade organization is the best place to find out where you can buy Fairtrade products, how to become a licensee, or learn what’s happening near you. Our members include national Fairtrade organizations, marketing organizations and applicant members.
Click on your country below or find complete contact details below the map.
National Fairtrade Organizations.
National Fairtrade organizations license the FAIRTRADE Certification Mark on products and promote Fairtrade in their territory. As founding members, many of these organizations helped to establish Fairtrade International in 1997.
National Fairtrade Organizations.
AUSTRALIA: Fairtrade Australia and New Zealand.
PO Box 306, Flinders Lane PO.
Tel: +61 3 9602 2225.
Fax: +61 3 9602 1059.
AUSTRIA: Fairtrade Österreich.
AustriaTel: +43-1-533 0956.
Fax: +43-1-533 0956-11.
BELGIUM: Fairtrade Belgium.
Rue d’Edimbourg 26.
B - 1050 Bruxelles.
Tel: +32-2 894 46 20.
Fax: +32-2 894 46 21.
CANADA: Fairtrade Canada.
800 - 250 City Centre Avenue.
Ottawa, ON K1R 6K7.
DENMARK: Fairtrade Mærket Danmark.
Nørregade 15, 4. sal.
Tel: +45 70 231345.
FINLAND: Fairtrade Finland.
Paasivuorenkatu 2A, 5th floor.
Tel. +358-9-565 8680.
Fax: +358-9-565 86850.
Fairtrade Finland also licenses products and promotes Fairtrade in Estonia, Latvia and Lithuania.
FRANCE: Max Havelaar France.
261 rue de Paris.
Tel.: +33-1-42 87 70 21.
Fax: +33-1-48 70 07 68.
GERMANY: Fairtrade Deutschland.
Tel: +49-221-942 040-0.
Fax: +49-221-942 040-40.
IRELAND: Fairtrade Ireland.
North Brunswick Street.
Tel: +353-1-475 3515.
Fax: +353-1 873 2114.
ITALY: Fairtrade Italia.
Passaggio De Gasperi 3.
I – 35131 PADOVA.
Tel +39-049-8750 823.
Fax +39-049-8750 910.
JAPAN: Fairtrade Label Japan.
Eishu-Tokyo Building 3rd floor.
LUXEMBOURG: Fairtrade Lëtzebuerg.
2a rue de la Gare.
L - 6910 Roodt-sur-Syre.
THE NETHERLANDS: Stichting Max Havelaar Netherlands.
NL – 3500 BG UTRECHT.
NL 3512 EG Utrecht.
NEW ZEALAND: Fairtrade Australia and New Zealand.
84c Hurstmere Road.
Takapuna, Auckland 0622.
Tel: +64 (0) 9 920 4950.
Fax: +64 (0) 9 920 4951.
NORWAY: Fairtrade Norge.
Tel: +47 23010330.
PORTUGAL: Fairtrade Ibérica.
Fairtrade Ibérica licenses companies to use the FAIRTRADE Mark in Portugal. See contact details below.
Tel: +34 91 543 33 99.
Tel: +34 91 549 9128.
SPAIN: Fairtrade Ibérica.
Tel: +34 91 543 33 99.
Tel: +34 91 549 9128.
SWEDEN: Fairtrade Sverige.
SE – 116 24 STOCKHOLM.
Tel: +46-8-1220 89 00.
Fax: +46-8-1220 89 29.
SWITZERLAND: Fairtrade Max Havelaar-Stiftung (Schweiz)
Tel + 41 61 271 75 00.
Fax + 41 61 271 75 62.
UK: The Fairtrade Foundation.
3 rd floor Ibex House.
London EC3N 1DY.
Phone: +44 20 7405 5942.
Fax: +44 20 7405 5943.
USA: Fairtrade America.
1400 Eye Street, NW, Suite 425.
Washington, DC 20005.
Fairtrade Marketing Organizations.
Fairtrade marketing organizations market and promote Fairtrade in their country, similar to national Fairtrade organizations, but Fairtrade International licenses the Mark in these countries. For queries about licensing the FAIRTRADE Mark, contact license fairtrade.
Fairtrade Marketing Organizations.
BRAZIL: Associação Brasileira de Comércio Justo / Fairtrade Brasil.
CZECH REPUBLIC: Fairtrade Česko a Slovensko.
120 00 Prague 2.
HONG KONG: Fair Trade Hong Kong Foundation 香港公平貿易聯盟.
PO Box No. 6998, General Post Office.
INDIA: Fairtrade Foundation India.
412A, B D Chambers, 10/54 D B Gupta Road,
Karol Bagh, New Delhi-110005.
Phone: +91 9899111320.
POLAND: Fairtrade Polska.
ul. Sławkowska 12.
Tel.: +48 603 363 721.
Tel/fax: +48 12 422 22 64.
PHILIPPINES: Fairtrade Marketing Organization of the Philippines Inc.
4DOST Complex, Banilad Road.
SLOVAKIA: Fairtrade Česko a Slovensko.
120 00 Prague 2.
SOUTH KOREA: Korea Fairtrade Foundation.
21 st Floor, Hotel Kukdo #310 Euljiro 4-ga, Jung-gu.
Seoul, Korea 100-849.
Tel: +82 (0)2 725 0382.
Fax: +82 (0)2 725 0383.
TAIWAN: Fairtrade Taiwan 台灣公平貿易推廣協會.
No.142 Jinhua Street.
Taipei City 106.
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SPO review - Timeline extension until October 13.
Better Cotton Initiative allowed as a responsbile fibre under the Fairtrade Textile Standard.

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